O Mestrado Profissional em Odontologia foi recomendado pela CAPES em 2002 e, desde então, vem se consolidando como um importante núcleo de formação de recursos humanos qualificados. Na última avaliação da CAPES, o Mestrado em Ortodontia obteve a nota 4, destacando-se entre os Cursos mais importante do país.
Nosso objetivo é desenvolver atividades clínicas e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, divulgação do conhecimento e a capacidade de interagir com novas tecnologias. Em função da estrutura universitária oferecida pela FHO e de sua tradição na área de saúde, o discente do Mestrado tem ampla formação dentro das áreas básicas, com conhecimento que vão além das áreas de concentração.
Área de Concentração
Ortodontia e Clínica Integrada
Endereço para correspondência
Programa de Pós-graduação em Odontologia
Secretaria Stricto Sensu
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 Jd. Universitário - Araras / SP 13607-339
Recomendação CAPES/MEC - Portaria CAPES/MEC n. 656/2017
Conselho de Curso Coordenadora - Profa. Dra. Silvia Amélia S. Vedovello Professores do Corpo Docente Permanente do PPGO
Prof. Dr. Mário Vedovello Filho
Profa. Dra. Silvia Amélia S. Vedovello
Profa. Dra. Heloisa Cristina Valdrighi
Prof. Dr. Milton Santamaria Junior
Objetivos
Desenvolver atividades educacionais, clínicas e científico-tecnológicas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, divulgação do conhecimento e capacidade de produzir inovação e gerar impacto na sociedade. Adicionalmente, o Programa de Pós-graduação busca contribuir com a formação de recursos humanos qualificados para o exercício de atividades de docência e pesquisa em IES públicas e privadas, empresas do setor produtivo e do setor público de saúde.
Perfil profissional a ser formado
O egresso formado pelo Mestrado Profissional da FHO representa um profissional qualificado, apto a ingressar em qualquer IES (Graduação e/ou Pós-graduação) e atuar no setor público e/ou privado (empresas).
Público-Alvo
Portadores de diploma de Ensino Superior na área de Odontologia.
Titulação
Mestre em Odontologia com área de concentração em Ortodontia ou Clínica Integrada.
Carga Horária
36 meses
Disciplinas: 16 créditos
Trabalho de Conclusão: 40 créditos
Periodicidade
Mensal
Linhas de Pesquisa
O Mestrado em Odontologia tem duas linhas de pesquisa com os seguintes projetos em andamento:
Epidemiologia, medidas preventivas e crescimento e desenvolvimento da face
Estuda os indicadores ortodônticos relacionado as dentições, a influência dos hábitos bucais nas estruturas e funções do complexo craniofacial, a etiologia, diagnóstico, manejo clínico e alternativas de tratamento para o bruxismo e a disfunção Temporomandibular (DTM). Além disto, estuda a associação dos aspectos psicossociais, econômicos, capital social, qualidade de vida geral e relacionada á saúde bucal, percepção estética, obesidade e condições clínicas gerais. Adicionalmente, estuda também o impacto de condições clínicas e ambientais no desempenho profissional. Apresenta cinco projetos de pesquisa em andamento:
1. Epidemiologia e ortodontia.
2. Estudo dos sinais e sintomas da disfunção Temporomandibular.
3. Etiologia, diagnóstico e manejo do bruxismo.
4. Impacto de condições clínicas e ambientais no desempenho profissional.
5. Influência dos hábitos bucais nas estruturas e funções do complexo craniofacial.
Recursos diagnósticos, terapêuticos e materiais dentários em ortodontia
Estuda os métodos de diagnóstico ortodôntico e avalia os recursos necessários para o desenvolvimento da mecânica, analisando as propriedades biológicas e físico-químicas dos materiais dentários utilizados em Ortodontia.
Estuda ainda a fisiopatologia dos tecidos periodontais e ósseo e as variáveis que podem interferir no movimento ortodôntico. Adicionalmente, avalia a atividade antimicrobiana e anti-inflamatória de óleos vegetais e essenciais e extratos vegetais sobre microrganismos organizados na forma livre e sob a forma de biofilmes e, determina a composição química desses produtos de origem natural e desenvolve formulações. Apresenta seis projetos de pesquisa e um de inovação em andamento:
1. Análise da terapia ortodôntica por meio de recursos de diagnóstico 2D e 3D.
2. Avaliação da resistência mecânica de materiais ortodônticos em diferentes condições terapêuticas.
3. Comportamento clínico e efeito biológico dos materiais dentários.
4. Diferentes modelos de avaliação clínica no diagnóstico e terapêutica ortodôntica.
5. Estudos experimentais translacionais e clínicos do reparo tecidual e da remodelação óssea.
6. Inovação e tecnologia em saúde.
7. Parâmetros clínicos, imuno-inflamatórios e microbiológicos de produtos naturais.
Para a obtenção do grau de Mestre em Odontologia o aluno deve cumprir no mínimo 56 créditos em disciplinas e 40 créditos em Atividades de Dissertação, além da pré-qualificação do projeto de pesquisa ou inovação e qualificação e defesa da Dissertação (sem atribuição de créditos).
Disciplinas Obrigatórias
- Metodologia da Pesquisa Cientifica e Tecnológica (05 créditos);
- Bioética e Boas Práticas em Pesquisa (01 crédito);
Atividades desenvolvidas para acompanhar o aluno em todas as etapas do delineamento da pesquisa científica e/ou inovação. O aluno deve obrigatoriamente cumprir os créditos da atividade de Dissertação: